Início

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Quinua: o cereal do momento!

A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam em sua composição nutricional semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.

Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e umd eles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.

Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos estados Unidos o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.
 
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário